Trava língua do Folclore
Avalie esse conteúdo!

Além de divertido, o trava língua do folclore são uma excelente maneira de melhorar a dicção tanto de adultos, quanto de crianças. Por meio da descontração, é possível melhorar a pronúncia de palavras, uma vez que a língua é treinada durante o jogo.

Além disso, todo trava língua ensina sobre o folclore, pois são recheados de informações culturais.

Se você lida com crianças, saiba que este método pode te ajudar a educar, entreter e melhorar a fala delas. Neste artigo mostraremos com detalhes o que é um trava língua e te daremos algumas dicas para brincar com suas crianças, ou até mesmo sozinho.

Continue conosco e aprenda sobre essa técnica interessante.

O que é um trava língua?

Antes de começar, é necessário saber o que é um trava língua, para assim elaborar o seu.

Um trava língua é basicamente um jogo de palavras de difícil pronúncia em conjunto.

Isso quer dizer que existem sequências de palavras que confundem a dicção e causam o efeito de língua travada, pois não se consegue pronunciar a sentença.

A diversão se dá ao tentar pronunciar o jogo de palavras rapidamente, sem se confundir ou trocar a ordem das sílabas das palavras.

Por exemplo, tente dizer o seguinte trava língua rapidamente:

Trigo

Um prato de trigo para três tigres tristes.

Certamente você confundiu e acabou dizendo algo parecido com: “Um prato de trigo para três trigres tistes.” Esta é a graça do trava língua, acabamos dizendo palavras que não existem pela rapidez ao falar.

Para que serve um trava língua?

Na introdução do artigo falamos como você pode usar os trava línguas, agora vamos dar detalhes. Este jogo de palavras é excelente para treinar a dicção e a pronúncia de palavras, pois durante a prática a língua aprende a produzir os sons certos por meio de movimentos precisos.

É comum vermos crianças com dificuldades de fala, pois ainda estão aprendendo e a língua não conhece todos os movimentos para dizer tudo corretamente. O uso de trava língua pode acelerar o processo de aprendizagem, e não pense que apenas na escola isso pode ocorrer.

Em casa você também pode ensinar suas crianças por meio de conversas divertidas. Além de melhorar a capacidade fonética dos pequenos, sua relação com eles fica ainda mais próxima. Experimente!

Tipos de trava língua

Existem tipos de trava língua, que podem ir do nível mais fácil ao mais difícil. O grau de complexidade depende do número de palavras a serem ditas em sequência.

Por exemplo, o trava língua “chão sujo, casa suja” é considerado fácil, pois a pessoa precisa dizer apenas duas frases. Se partirmos para algo mais elaborado como “três pratos de trigo para três tigres tristes”, a dificuldade aumenta, pois a língua precisa se movimentar mais.

trava linguas

Basicamente, podemos classificar os trava línguas por “fácil”, “médio”, ou “difícil”, de acordo com seu número de palavras. O bom disso é que caso você esteja iniciando ou esteja ensinando uma criança, poderá iniciar pelo nível mais fácil e avançar para o nível mais complexo.

Desta forma a aprendizagem é progressiva, o que torna a assimilação mais fácil.  Forme seu treino levando os tipos de trava língua e aperfeiçoe sua fala ou a de sua criança.

Trava língua do Folclore Brasileiro

Não se engane ao pensar que o trava língua do folclore é apenas uma brincadeira, pois o mesmo faz parte do Folclore brasileiro. Podemos dizer que faz parte do Folclore pois, cada jogo de palavras é repleto de informações culturais. Além disso, fez e ainda faz parte da infância de praticamente todos os brasileiros, e tradições de infância têm um grande valor.

Durante os primeiros anos da escola as crianças brincam e fazem desafios entre si para ver qual delas consegue reproduzir o trava língua sem erros e rapidamente. Embora pareça apenas uma brincadeira, isto as ensina desde a pronúncia de palavras, até a conhecerem dizeres culturais.

Por exemplo, ao reproduzirem o jogo de palavras “o sabiá não sabia que o sabiá sabia assobiar”, as crianças podem conhecer esse passarinho tão tradicional em nosso país. Além disso, elas sabem que o canto do sabiá parece com um assobio, logo quando ouvirem, saberão de que pássaro se trata.

Outro ponto positivo para o Folclore brasileiro, é que geralmente os trava línguas trazem um conteúdo lúdico, logo estimulam a imaginação daqueles que o dizem. Conhecendo estes benefícios dos trava línguas, certamente a inclusão em sua rotina será um sucesso e o aprendizado das crianças agradece.

Travas línguas para você reproduzir

Agora que conhece com mais afinidade os trava línguas, que tal um desafio? Separamos a você alguns deles, divididos de acordo com seu nível de dificuldade.

Reproduza e ensine os pequenos, certamente serão momentos de muita descontração e diversão.

o rato

Trava língua fácil

A Babá

A babá boba bebeu o leite do bebê.

Teto Sujo

Teto sujo, casa suja.

Paca

Quem paca cara compra, paca cara pagará.

Pé do Pedro

O peito do pé de Pedro é preto.

O Rato

O rato roeu a roupa rica do rei de Roma.

A Aranha

A aranha arranha a jarra, a jarra arranha a aranha.

Limão

Um limão, mil limões, um milhão de limões.

O prego

Pedro pregou um prego na porta preta.

Caixa de graxa

Caixa de graxa grossa de graça.

A Porta

Atrás da porta torta tem uma porca manca.

Trava Línguas médio

Paralelepípedos

A rua de paralelepípedos é toda paralelepipedada.

O Papa

Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão, se o papa papasse tudo seria um papa papão.

A Liga

Se a liga me ligasse eu até ligaria a liga, mas como a liga não me liga pouco ligo pra liga.

Sapo no saco

Olhe o sapo dentro do saco, o saco com o sapo dentro, se o sapo não tivesse dentro do saco, o saco não estaria com o sapo dentro.

A vaca molhada

A vaca malhada foi toda molhada por outra vaca malhada e molhada.

O gato escondido

O gato escondido com rabo de fora tá mais escondido do que o rabo escondido com o gato de fora.

Farofa

Farofa feita com farinha fofa faz fofoca feia.

Hera era

Quem Hera era? Hera era a mulher de Zeus.

Cacá quer

O que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.

O Faria

Se o Faria batesse no Faria, o que o Faria faria ao Faria?

Trava língua difícil

O Princípio

O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.

Maria Molde

Maria-mole é molenga, se não é molenga não é Maria-mole. É coisa malemolenta, nem mala, nem mola, nem Maria, nem mole.

O Bispo

O bispo de Constantinopla é um bom desconstantinopolitanizador, quem o descontantinopolizar, com desconstantinopolitanizador será.

Ninho de mafagafos

Em um ninho de mafagafos, há cinco mafagafinhos, quando a mafagafa mafagafa, os mafagafinhos mafagam.

Ninho de carrapatos

Um ninho de carrapatos é cheio de carrapatinhos, um bom descarrapatizador o descarrapateará.

 

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre trava língua do folclore. Treine com suas crianças e tenha momentos divertidos com esta atividade cultural e benéfica ao conhecimento.

Leave a Reply