Pinóquio é um conto infantil muito importante para construir alguns valores essenciais, como a honestidade e o respeito aos mais velhos. Além disso, mostra como ações erradas têm suas consequências.

Esta história é excelente para trabalhar em sala de aula, pois constrói um momento divertido e ainda traz muitos aprendizados aos pequenos, que nunca se esquecerão do curioso bonequinho de madeira.

Caso você queira usá-la, confira a seguir a história completa e descubra como é possível passar um ensinamento de forma divertida.

Personagens de Pinóquio 

Os personagens de Pinóquio têm grande importância para a história, visto que cada um deles contribui com seu desenrolar e com os aprendizados concebidos.

Vamos lhe apresentar agora os personagens principais, e explicaremos um pouco sobre cada um deles.

  1. Gepeto

Gepeto é um velho carpinteiro que sempre sonhou em ter um filho, e quando consegue faz de tudo para ensiná-lo o caminho correto, mas tem algumas dificuldades.

  1. Pinóquio

Pinóquio é o personagem principal da história e é um belo boneco de madeira que ganhou vida, e passou a ser filho de Gepeto.

Por ser muito curioso, Pinóquio se mete em muitas confusões, que são provocadas pelas mentiras que conta para se livrar de situações difíceis.

  1. Fada azul

A fada azul ajuda Pinóquio a se livrar das confusões que arranja, e é responsável por lhe ensinar a sempre dizer a verdade.

História do Pinóquio resumida para Educação Infantil 

A história do Pinóquio se trata de um velho carpinteiro que sonhava em ter um filho, e tudo muda quando em um belo dia um de seus bonecos de madeira ganha vida.

A partir deste momento, o homem o trata como filho e o envia para a escola, mandando que Pinóquio se comporte e volte direto para casa.

pinóquio
(Foto: Mewarnai Gambar)

Tudo se complica quando o menino de madeira se distrai e desobedece seu pai, indo para um caminho totalmente diferente do recomendado.

A partir disto ele entra em uma confusão atrás da outra, provocada pela desobediência e mentiras que conta, e para resolvê-la, será preciso que Pinóquio aprenda algumas coisas.

Quer saber como se deu esta confusão e como ela se resolveu? Então leia a história completa!

Leia também sobre O Patinho Feio e descubra a moral da história.

História completa 

Era uma vez um velho carpinteiro chamado Gepeto, que tinha como principal atividade a construção de bonecos de madeira, já que era muito sozinho e desejava ter alguém para partilhar seus momentos.

Toda vez que terminava de construir um boneco, Gepeto desejava que aquele se transformasse em humano, pois assim teria um filho e nunca mais precisaria ficar sozinho.

Em um dia comum, o velho homem fez um belo boneco de madeira, que pouco depois ganhou vida, e ao ver, Gepeto disse muito feliz:

– Finalmente meu sonho se tornou realidade, agora tenho um filho para viver comigo! Você se chamará Pinóquio.

No dia seguinte Gepeto mandou Pinóquio ir para a escola, com a seguinte recomendação:

– Vá direto para a escola, e assim que terminar volte para casa!

Pinóquio saiu em direção à escola, mas logo avistou uma praça onde estava tendo um show de marionetes, e parou para ver.

Quando os organizadores do show viram Pinóquio, lhe ofereceram 5 moedas de ouro para que pudessem usá-lo na apresentação.

Pensando que aquelas moedas deixariam Gepeto feliz, o menino de madeira aceitou, e assim que terminou o show recebeu suas moedas.

Dois homens que ali passavam, viram Pinóquio com suas moedas e resolveram enganá-lo para lhe roubar as moedas, e então disseram:

– Escute menino, se você quer ficar rico plante estas moedas, assim uma árvore crescerá e nunca mais lhe faltará dinheiro.

Pensando em seu pai, Pinóquio achou uma excelente ideia, já que o velho carpinteiro merecia descansar depois de tantos anos de trabalho.

Assim que terminou de plantar as moedas, os dois homens o distraíram e pegaram-nas, deixando o menino sem nada.

Percebendo que tinha perdido seu dinheiro, Pinóquio chorou e teve medo de voltar para casa, então decidiu andar, até encontrar algo novo.

Pouco tempo depois o menino viu uma fada toda vestida de azul, que lhe perguntou:

– Olá menino, o que faz perdido? Onde estão seus pais?

Pinóquio então mentiu:

– Não tenho pais e nem casa.

Logo que terminou de falar, seu nariz começou a crescer, então logo a fada percebeu que estava mentindo e lhe disse:

– Escute, se disser a verdade e voltar para casa eu faço seu nariz voltar ao normal.

Pinóquio concordou, e então a fada lhe ajudou, dizendo para ir para casa.

Pouco depois o menino andou até chegar a um parque, onde lhe ofereceram todos os sorvetes que quisesse tomar.

O menino achou uma excelente ideia e então começou a tomar os sorvetes e sem perceber começou a se transformar em um burro.

O que Pinóquio não sabia é que aquilo era uma armadilha, e então o pessoal do parque o usou para trabalhar no circo.

Quando já estava cansado e prejudicado, de tanto trabalhar, o dono do circo disse para lhe jogarem no mar, já que não servia mais para nada.

Assim que caiu na água, Pinóquio voltou a ser um boneco de madeira, mas logo foi engolido por uma enorme baleia.

Quando já estava na barriga da baleia viu que seu pai também estava lá, pois havia saído para procurá-lo e acabou caindo no mar, onde foi engolido pela baleia.

Lá havia um peixe, que ofereceu levá-los para casa, e então pediu que os dois subissem em suas costas.

Assim que subiram, o peixe os levou para fora da baleia e até a beira da praia, onde os dois agradeceram a carona e foram embora.

Ao chegar em casa Pinóquio se sentiu culpado por ter desobedecido seu pai, e então lhe prometeu nunca mais mentir.

A fada azul passava por ali, e ao ver que Pinóquio havia se arrependido o transformou em um menino de verdade.

Assim, Gepeto e Pinóquio foram felizes para sempre, e o menino nunca mais desobedeceu e mentiu para seu pai!

Moral da história 

Pinóquio é uma história bem lúdica, que tem como principal intenção ensinar às crianças que estas não devem mentir e desobedecer seus pais.

Por conta de um momento de desobediência, Pinóquio se meteu em muitas confusões, que o deixavam cada vez mais distante de seu pai e de sua casa.

Além disso, quando mentia seu nariz crescia, o que mostra às crianças que quando estas mentem, sua aparência fica feia, por mais que o nariz não vá crescer de verdade.

historia do pinoquio resumida para educação infantil
(Foto: Gazeta Online)

Certamente este conto tem um grande potencial para ensinar valores morais e sociais aos pequenos, que saberão que mentir e desobedecer, os levará a complicações.

Já conhece a história de João e Maria? Aproveite esse tempo livre para ler!

Imagens do Pinóquio para colorir

Uma excelente maneira de ensinar crianças sobre histórias, especialmente quando ainda são pequenas, é usando imagens para colorir.

Desta forma, elas podem aprender sobre formas, cores e representações, por isso vale usar este método.

Veja agora algumas sugestões para baixar, imprimir e usar com seus alunos, filhos ou qualquer criança que queira ensinar sobre a bela história!

pinoquio para colorir
(Foto: oasidelleanime)
desenhos
(Foto: Coloriages biz)
imagens para imprimir e colorir
(Foto: oasidelleanime)
personagens
(Foto: Freedisc)
moral da historia
(Foto: Partilhando ideias e ideais)
historia do pinoquio
(Foto: thunderstax)

Imprima os seus desenhos preferidos e apresente para as crianças essa linda história do Pinóquio.

Conheça também:

Deixe um comentário