Há milhares de anos, os adultos usam contos e fábulas para educar as crianças e ensinar a elas importantes lições sobre a vida. A fábula Os Três Porquinhos é uma delas.

Essas fábulas são divertidas para as crianças por causa dos seus personagens engraçados (geralmente animais). Mas, também são educativas por causa da moral da história no final.

A história dos três porquinhos é muito conhecida. Ela é contada para bebês e crianças há muitos anos para ensinar a importância do trabalho duro.

Muitas vezes as crianças gostam de terminar uma atividade bem rapidamente, sem se importar com a qualidade do que estão fazendo. Quais podem ser as consequências disso?

Através da história dos três porquinhos, a criança pode refletir sobre isso e se divertir ao mesmo tempo.

Quais são os nomes dos três porquinhos? 

Em 1933, a Disney produziu uma versão em desenho animado do conto dos três porquinhos. Na versão americana, os porquinhos se chamavam: Fifer Pig, Fiddler Pig e Practical Pig.

historia dos três porquinhos resumida
(Foto: Wallpaper Flare)

No Brasil, os nomes foram traduzidos para Cícero, Heitor e Prático.

Em algumas versões da história, os porquinhos se chamam Palhaço, Palito e Pedrito.

Esses nomes foram escolhidos para os três porquinhos por relacionar o nome com o material que escolheram para fazer suas casas: Palhaço – Palha; Palito – Pau e Pedrito – Pedra.

Resumo da história infantil: Os três Porquinhos

Era uma vez três porquinhos que haviam acabado de encontrar um novo espaço para construir suas casas: Prático, Heitor e Cícero.

Cícero, o porquinho mais jovem, decidiu construir sua casa com palha. Heitor, o porquinho do meio, decidiu fazer sua casa de madeira, com os galhos encontrados pela floresta. Eles construíram suas casas muito rapidamente para poder brincar logo!

Enquanto os dois porquinhos estavam se divertindo em suas casas recém construídas, o mais velho, Prático, estava trabalhando. Ele estava construindo uma casa de tijolos e pedras.

Tudo o que os porquinhos mais novos faziam era brincar e matar o tempo. Eles diziam para Prático terminar rapidamente como eles. Porém, Prático não ligava para o que eles diziam.

Ele trabalhou por uma semana inteira até conseguir terminar sua casa feita de tijolos e pedras.

Um dia o lobo faminto chegou perto das casas. Ele foi primeiro na casa feita de palha. O lobo bateu na porta e disse:

– Abra a porta e deixe-me entrar! Se você não fizer isso eu vou assoprar e explodir sua casa.

Cícero respondeu:

– Você não pode fazer nada, minha casa está bem forte!

Então o lobo bufou, assoprou e derrubou a casa.

O porquinho correu para a casa de madeira de seu irmão, Heitor.

Depois de um tempo o lobo chegou até a casa de madeira e gritou:

– Abra a porta e deixe-me entrar! Se você não fizer isso eu vou assoprar e explodir sua casa.

O porquinho respondeu:

– Você não pode explodir minha casa!

Então o lobo bufou, assoprou e derrubou a casa.

Os porquinhos correram para a casa de tijolos de Prático. Prático disse para eles ficarem tranquilos, pois o lobo mau não poderia entrar na casa dele.

Um pouco mais tarde, o lobo chegou e gritou:

– Abra a porta e deixe-me entrar! Se vocês não fizerem isso eu vou assoprar e explodir sua casa.

Prático respondeu:

– Nem tente lobo mau, você não pode entrar nesta casa.

Então o lobo bufou e assoprou, mas nada aconteceu!

Quando estava exausto de assoprar, o lobo decidiu tentar uma outra maneira de entrar. Ele viu a chaminé no telhado e começou a escalar.

Percebendo que o lobo ia subir no telhado, Prático acendeu a lareira logo abaixo da chaminé e colocou um caldeirão de água.

O lobo mau escalou a chaminé e caiu direto no caldeirão de água fervente! Finalmente livres do lobo, os porquinhos se abraçaram e comemoraram com alegria.

A partir daquele dia, os porquinhos mais novos nunca mais foram preguiçosos e trabalharam duro como seu irmão mais velho. Os três porquinhos viveram uma vida feliz e segura.

Atividades para educação infantil 

A história é muito utilizada na Educação Infantil! As crianças gostam muito de brincar de porquinhos e lobo. Elas amam ouvir a história de como os três porquinhos venceram o lobo mau.

os tres porquinhos história
(Foto: dailymotion)

As atividades podem ser feitas trabalhando os diferentes tipos de texturas das casas dos porquinhos (palha, madeira e pedra) para que as crianças aprendam a diferenciá-las.

O educador pode ajudar as crianças a construir suas próprias casas utilizando esses materiais.

As crianças também podem construir porquinhos, casas e o lobo mau com materiais não-estruturados! Esses materiais podem ser: pratos de papel, rolos de papel higiênico, palitos de sorvete, etc.

As crianças podem pintar os materiais com tinta e recriar a história na sala de aula.

A brincadeira “Quem Tem Medo do Lobo Mau” também pode ser feita. Nessa brincadeira as crianças cantam a música e fogem do lobo mau (que é uma criança escolhida pela turma ou o educador).

Para a brincadeira ficar mais divertida, as crianças podem usar máscaras dos três porquinhos e do lobo mau! As máscaras podem ser feitas com EVA!

Música para as crianças

Confira agora a música dessa linda história infantil:

Os Três Porquinhos e o Lobo Mau para colorir

A seguir separamos algumas imagens deste famoso conto para serem coloridas! Essas imagens podem ser utilizadas tanto na sala de aula quanto em casa.

história os três porquinhos
(Foto: desenhoswiki)
os três porquinhos
(Foto: desenhoswiki)
os três porquinhos e o lobo mau
(Foto: actividadesimpressao)
os três porquinhos para colorir
(Foto: actividadesimpressao)

As crianças vão se divertir muito pintando os personagens da história Os Três Porquinhos e o lobo mau e as suas casas de diferentes cores! Elas podem usar giz, tinta ou lápis de cor. O importante é soltar a imaginação!

Leia também: 

Deixe um comentário