Avalie esse conteúdo!

O Patinho Feio é uma linda história escrita pelo dinamarquês Hans Christian Andersen, que foi publicada pela primeira vez em 11 de novembro de 1843, sendo assim acompanha a infância da população do mundo todo à quase dois séculos.

Este conto é tão relevante porque ensina às crianças que elas precisam olhar além das aparências e ver que existe algo além do que os outros dizem sobre você.

Há quase dois séculos se fala sobre a autoestima e aceitação das crianças em relação à sua aparência e personalidade, e atualmente é ainda mais importante abordar este tema com os pequenos.

Se você deseja construir adultos mais humanos e compadecidos, vale muito a pena conhecer a história do Patinho Feio e ver como usá-la, por isso continue sua leitura e conheça este lindo conto.

Resumo da história O Patinho Feio

Antes de trabalhar com ela, é preciso conhecer a história do Patinho Feio, por esta razão fizemos um resumo que te ajudará a relembrá-la.

O Patinho Feio

historia do patinho feio
(Foto: Plano Crítico)

Em um vilarejo havia uma mamão pata que havia botado 5 ovinhos e aguardava ansiosa pelo nascimento de seus filhotes.

Por muito tempo ela esperou, e em um belo dia chegou o momento da ruptura das cascas, de onde saíram rapidamente 4 lindos patinhos, porém o quinto ovo era diferente e demorou para se quebrar.

A mamãe pata ficou preocupada e aguardava pelo nascimento de seu quinto patinho, mas demorava muito, então chamou seus amigos do vilarejo para verem o ocorrido.

Depois de muito esforço o patinho conseguiu sair da casca, mas ele era diferente e muito desengonçado, além de ser muito maior que os outros que também acabaram de nascer.

Ao ver o recém-nascido o sapo que estava vendo logo disse:

– Olhem só, este pode ser perfeitamente chamado de Patinho Feio!

E desandou a dar risada, o que acarretou em um riso geral, que deixou mamãe e filhote tristes.

A mamãe pata buscava incluir seu filhote, mesmo sabendo que ele era muito diferente dos demais, porém os animais do vilarejo não o deixavam em paz.

Isto não seria um grande problema se seus irmãos o consolassem, mas isto não ocorria, os patinhos o zombavam e não o deixavam brincar com eles, dizendo:

– Um patinho feio como você não pode brincar conosco.

Isto ocorreu por um longo tempo, até que o Patinho Feio ficou cansado e de tão triste fugiu do vilarejo, andando por aí sem rumo, sempre sendo atormentado por outros animais, que insistiam em lhe chamar de feio.

Em certo momento o patinho encontrou um cachorro, que o tentou machucar por ser feio, então ele correu chorando até que encontrou uma casa onde os donos o acolheram e cuidaram.

O problema é que nesta casa havia um gato, que também não gostava dele, então deu um jeito de assustar o patinho, que teve que fugir, ficando sozinho novamente.

Sem esperanças o Patinho Feio andava em busca de um local que pudesse ficar sozinho, até que encontrou um lago que parecia calmo e ali entrou.

Ele ficou lá, bem quietinho e sozinho, até que ouviu uma criança gritar:

– Olhe mamãe, chegou um novato, é o mais bonito que já vi.

O patinho nem ligou, pois pensou que estavam falando de outro, já que era tão feio.

Mas os elogios continuaram, e crianças não paravam de apontá-lo, o que o fez pensar que estavam a zombar dele.

Como já estava incomodado o patinho resolveu ver seu reflexo na água, e se surpreendeu quando viu que ali havia um belo cisne.

Ao olhar em volta viu vários cisnes que vieram lhe dar as boas vindas, e então o patinho ficou feliz, pois percebeu que na verdade não era um patinho feio, e sim um belíssimo cisne.

Depois disso nunca mais o patinho foi triste, pois percebeu que não era aquilo que falavam.

Vídeo para assistir

Para divertir ainda mais as crianças, selecionamos um vídeo da história O Patinho Feio. Confira:

Ensinamentos  

Assim como iniciamos este artigo, o Patinho Feio é uma história que ensina às crianças diversos valores muito importantes, sendo o principal deles a autoaceitação.

Muitas crianças sofrem com a aparência, por não serem aceitos pelos colegas, então, ao conhecerem a história do Patinho Feio os pequenos aprendem que sempre devem valorizar seus colegas, uma vez que todos podem ser belos cisnes.

Além disso, com a história você pode ensinar o respeito e a empatia para seus filhos, alunos ou qualquer criança que tenha próxima.

O respeito é muito importante e a história ensina este valor ao mostrar como o patinho era desrespeitado e os efeitos que isto causou nele.

Ao ver como o desrespeito prejudicou o Patinho Feio, as crianças podem refletir e aprenderão que não devem desrespeitar e deixar seus amigos tristes.

o patinho feio
(Foto: tollebild)

Com isto as crianças podem aprender a ter empatia e compaixão pelos outros, pois sempre se lembrarão da situação do Patinho Feio e não desejarão causar isto nos outros.

Como foi possível notar, esta história é excelente para ensinar valores aos pequenos que auxiliarão na construção de sua personalidade, além de auxiliar no relacionamento interpessoal.

Atividades na Educação Infantil

Muitas atividades para a educação infantil podem ser feitas usando a história do Patinho Feio, sendo que as melhores são as que promovem a interação e dinâmica entre as crianças.

Este conto provoca reflexão, sendo assim uma roda de conversa que faça os coleguinhas se verem e aprenderem a respeitar uns aos outros pode ser muito efetiva para aplicar a historinha em suas vidas.

Além disso, também é possível promover atividades de caça-palavras, desenhos para colorir, palavra-cruzada, entre muitas outras usando elementos da história.

o patinho feio para colorir
(Foto: Atividades para Professores)
o patinho feio para imprimir
(Foto: Tecnologia na Educação)
resumo da historia o patinho feio
(Foto: matring)

História do Patinho Feio para imprimir

Além das tradicionais histórias Os três porquinhos, Chapeuzinho VermelhoSoldadinho de Chumbo, a história O Patinho Feio também é muito legal para ser trabalhada na educação infantil. Por isso, temos abaixo o resumo para que você possa imprimir. Veja:

atividades sobre o patinho feio
(Foto: atividades para educadores)

Certamente usando estes recursos a história O Patinho Feio fará muita diferença na educação dos pequenos e os ajudará a formar suas personalidades com mais empatia e respeito ao próximo.

Leave a Reply