Dinâmicas evangélicas
Dinâmicas para crianças: engraçadas, rápidas
Avalie esse conteúdo!

Saiba neste artigo tudo sobre dinâmicas para crianças. Quando se fala em dinâmica, facilmente se pensa em uma atividade de entretenimento para crianças, mas que também pode ser feita por adultos. Dinâmicas são jogos de interação e fases.

Isto quer dizer que para participar é preciso agir na brincadeira, evoluindo conforme as fases propostas. Além de momentos divertidos, existem outros benefícios que a prática traz, em especial para o desenvolvimento pessoal.

Enquanto brincam, as crianças desenvolvem o senso de lógica, pois a brincadeira requer esta capacidade para a evolução de fases. Outro ponto interessante, é que as dinâmicas ensinam as crianças a seguirem comandos, logo estarão melhores preparadas para lidar socialmente.

Fora estas percepções, também pode-se notar o exercício da criatividade e do trabalho em grupo, pois em geral os jogos requerem que grupos trabalhem juntos. Conhecendo todos estes benefícios, certamente você cogita incluir em sua rotina este tipo de brincadeira, a fim de tornar seu cotidiano mais divertido e melhorar o aprendizado de crianças.

Em nosso artigo, te ensinaremos alguns tipos de dinâmicas, para que você reúna suas crianças ou até mesmo seus amigos e comece agora mesmo.

Dinâmicas de grupo para crianças 

Como foi dito anteriormente, as dinâmicas auxiliam em diversos setores do desenvolvimento infantil, e um destes é o trabalho em grupo. Para a vida adulta, é muito importante que a pessoa possua a capacidade de lidar e agir em conjunto com outras pessoas, pois precisará lidar socialmente e profissionalmente com estas questões. Nossa matéria sobre parlendas também é muito instrutiva, confira!

Quanto antes se ensinar, melhor será para suas crianças no futuro, por isso, invista em métodos educativos.

Dinâmicas de grupo para crianças

Um destes métodos pode ser as dinâmicas, pois estas chamarão a atenção das crianças pela diversão e ao mesmo tempo as educarão. Te ensinaremos agora 3 dinâmicas em grupo para crianças, junte seus pequenos e se divirta.

Mãozinha amiga

Esta dinâmica é excelente para ensinar as crianças a compartilharem e ajudarem umas às outras. Você entregará para cada criança um alimento, que poderá ser um biscoito, salgadinho, ou qualquer lanche rápido. Peça que elas mantenham o braço que segura o alimento esticado, sem dobrar.

Dê o comando para tentarem comer o lanche, porém avise que o braço deverá permanecer esticado. Espere as crianças notarem que podem dar uma na boca da outra, pois assim todas comerão, sem descumprir a regra.

Caso não notem, pergunte: “será que as mãozinhas não podem ser amigas? Tentem servirem uns aos outros”. Isto despertará a noção de compartilhamento e você ensinará suas crianças a trabalharem juntas.

Dinâmicas evangélicas 

As dinâmicas também podem ser usadas para passar valores religiosos para as crianças. Por meio das brincadeiras, as crianças podem aprender virtudes bíblicas e também absorverem melhor os conteúdos da igreja.

Caso você seja líder do grupo de crianças da sua igreja, vale investir nesta técnica. Veja agora uma dinâmica evangélica para crianças:

Passa anel bíblico

Esta brincadeira ensinará aos pequenos sobre as personalidades da Bíblia. Antes de tudo, dê uma aula sobre ao menos 5 personalidades bíblicas, como Jesus, Maria, José, João Batista, etc.

Ao fim da explicação, peça que as crianças fiquem em círculo e faça papéis com informação sobre as personalidades da Bíblia. Por exemplo, para falar de Jesus escreva:

“É o filho de Deus”
“Nasceu de Maria”
“Foi crucificado”

Quando terminar todos, dobre os papéis e peça a uma das crianças que pegue um e passe de mão em mão, como a brincadeira do passa anel. Quando desejar, peça à criança que pare, e pergunte ao pequeno que ficou com o papel quem é a personalidade, se ela acertar será a próxima a passar o papel. Faça isso até acabarem os papéis.

 Dinâmicas engraçadas 

As dinâmicas engraçadas são ótimas para distrair as crianças, tornando suas rotinas mais leves e divertidas. Além disso, estas também poderão ensinar lições aos pequenos.

Dinâmicas para crianças

Aprenda um jogo engraçado e educativo a seguir:

O jogo do feiticeiro

Esta dinâmica é divertida e ensinará as crianças a se colocarem no lugar do próximo, não sendo levadas umas com as outras. Coloque os pequenos em uma fila única e entregue para cada um, uma folha de papel e um lápis.

Peça que cada uma delas escreva seu próprio nome e o que gostaria de ver seu colega da frente fazer.

Quando todos terminarem, recolha as folhas, e informe que na verdade quem terá que cumprir a ação, será o próprio autor da ideia.

Caso tenham solicitado algo constrangedor, sentirão na pele o que o colega ia sentir.

Desta forma, saberão que não se deve desejar ao outro aquilo que não queria que ocorresse consigo e se divertirão cumprindo as prendas.

Dinâmicas rápidas 


Caso você trabalhe durante o dia todo, mas mesmo assim deseje interagir com seus filhos, separamos uma dinâmica rápida para que você brinque com eles. Ela pode ser feita logo depois de chegar à sua casa e não será necessário gastar muito tempo e energia. Confira:

Dinâmica do desafio

Esta dinâmica ensinará seus filhos a trabalharem para conseguirem suas recompensas. Esconda em lugares da casa bombons e escreva papéis com dicas de onde eles estão.

As crianças terão que descobrir o esconderijo por meio da dica. Ao encontrar, poderão comer o doce.

Dinâmicas para sala de Aula 

A escola é um excelente local para as crianças aprenderem valores sociais e desenvolverem seu raciocínio. Use as dinâmicas em suas aulas e aperfeiçoe a inteligência de seus alunos. Veja também um pouco mais sobre cantigas de roda.

De mãos dadas

Faça um círculo com todas as crianças e peça que elas observem o colega que está à sua direita e à sua esquerda e memorize. Depois, solicite que elas caminhem pela sala individualmente, mudando de lugar.

Peça que todas voltem ao centro e deem as mãos aos mesmos colegas do início. O desafio será voltar á posição inicial de mãos dadas.

Dinâmicas de autoestima

Para estarem sempre felizes, as crianças precisam aprender a enxergar as coisas boas que têm em sua personalidade e aparência. Por meio das dinâmicas também é possível ensinar isto a elas. Veja:

Dinâmicas engraçadas

 

Bons olhos

Esta dinâmica consiste em uma criança dizer o que mais gosta na outra, desta forma desenvolverão a bondade, socialização e carinho para com o próximo. Além disso, as crianças se sentirão amadas e aprenderão a observar suas características positivas.

Você precisará coloca-las em círculo, de forma que todas possam se ver. Depois, prepare uma caixa com papéis que contenham o nome de todos os participantes. Peça que cada um retire um papelzinho, certificando-se que não tirou o próprio nome.

Tendo isto feito, inicie pedindo que algum pequeno diga algo que goste no colega que tirou. Quando o primeiro terminar, peça que o segundo repita a ação, porém falando sobre o colega que tirou.

Siga como jogo até que todas as crianças tenham falado. Certamente isso as deixará mais próximas e desenvolverá amizades.

Dinâmicas de autoconhecimento

Para crescerem de forma bem sucedida, os pequenos precisam se conhecer e ter confiança em quem são.  Por este motivo, é importante incluir brincadeiras para autoconhecimento em suas rotinas.

Dinâmicas evangélicas

Veja um exemplo:

História de vida

Esta atividade fará com que a criança se lembre de uma história importante de sua vida, e valorize este momento. Peça que cada criança se lembre de uma história muito importante que tenha ocorrido em sua vida e conte aos seus colegas.

Isto a fará refletir sobre seu momento especial e a se conhecer melhor.

 

Dinâmicas animadas

Para a hora do intervalo, nada melhor do que uma dinâmica bem animada para gastar a energia das crianças.

Veja como divertir seus pequenos.

Tira rabo

Esta dinâmica é muito divertida e trará animação ao dia das crianças. Com uma fita crepe, cole atrás de cada criança um pedaço de papel, simulando um  rabo.

Todas deverão correr, tentando pegar o rabo de outras crianças, ao mesmo tempo em que protege o seu. O vencedor será quem pegar mais rabos e mantiver o seu.
Neste artigo você aprendeu sobre dinâmicas para crianças, e viu a importância dessas brincadeiras para o processo de aprendizagem.

 

Leave a Reply