Com certeza, em algum momento da sua vida, você já assistiu a um filme que traz a história de contos de fadas ou leu um livro que conta uma dessas famosas histórias.

Esses contos estão presentes na sociedade há milhares de anos e estão sempre nos inspirando. Mas, você sabe explicar o que é um conto de fadas?

Muitas pessoas podem acabar confundindo esse estilo de história com lendas ou fábulas, por isso vamos definir exatamente o que caracteriza um conto de fadas.

Também vamos trazer os contos que os famosos Irmãos Grimm escreveram, além de histórias escritas por outros autores. Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe a seguir!

O que são contos de fadas?

Contos de fadas são histórias que se passam em um período mágico e tem personagens com características encantadas. Não são histórias reais, mas sempre têm uma moral no final da história.

contos de fadas infantis
(Foto: wallpapersafari)

A grande maioria é direcionada para o público infantil. Costumam ter romance e finais felizes, mas é improvável que aconteçam na vida real, justamente por suas características mágicas.

Esses contos surgiram há milhares de anos e ainda fazem sucesso, sendo retratados por diversas culturas.

Histórias originais dos irmãos Grimm

Separamos para você alguns contos de fadas originais dos Irmãos Grimm. Esses contos passaram por adaptações e modificações desde que foram publicados.

Acompanhe a seguir:

Os Se­te Cor­vos

os sete corvos
(Imagem: Fehlandia ASMR)

Os sete filhos de um camponês são transformados em corvos quando vão buscar água para sua irmã doente. A garota, sentindo-se culpada, busca libertar seus irmãos.

Ela precisa passar por várias provações – até cortar o próprio dedo mindinho – para encontrar seus irmãos.

Quando se encontram, os corvos retornam a sua forma. Todos voltam ao lar, felizes e contentes.

Jo­ão e Ma­ria

pequenas historias
(Foto: passeios kids)

Conta a história de dois irmãos que são abandonados na floresta pelo seu pai e sua madrasta.

Lá eles encontram uma casa feita de doces onde mora uma bruxa. A bruxa prende eles e pretende cozinha-los e comê-los! Porém, os irmãos conseguem derrotar a bruxa e jogam ela no caldeirão.

No final, os dois acabam vivendo na casa da bruxa.

Bran­ca de Ne­ve

contos de fadas irmaos grimm
(Foto: Medium)

Conta a história de uma jovem muito bela que perde seu pai. Sua madrasta a inveja muito e por isso deseja matá-la. Branca de Neve foge do reino e acaba morando em uma casa com 7 anões.

A madrasta acaba conseguindo colocar a jovem em um sono profundo e somente o beijo do amor verdadeiro é capaz de acordá-la.

Felizmente, o príncipe chega em um cavalo branco e acorda Branca de Neve. Os dois vivem felizes para sempre.

Cinderela

cinderela resumo
(Foto: cakegardenproject)

Uma garota sofria maus tratos da madrasta e das filhas dela. Um dia um baile vai acontecer e todas as garotas do reino são convidadas, mas a madrasta não deixa a Cinderela ir.

A fada madrinha aparece e diz que a Cinderela pode ir, mas ela tem que voltar até meia-noite.

Ela vai para o baile e dança com príncipe. Meia noite ela sai correndo e esquece o seu sapatinho de cristal lá. O príncipe, apaixonado por ela, procura pelo reino inteiro quem poderia ser a garota misteriosa.

Ele chega até a casa dela e o sapatinho serve somente na Cinderela. Eles se casam e vivem felizes para sempre.

Contos de fadas clássicos da literatura infantil

Além dos Irmãos Grimm, outros autores como Hans Christian Andersen, Gabrielle-Suzanne Barbot e Charles Perrault escreveram contos de fadas clássicos.

Leia a seguir, o resumo de alguns contos.

A Rou­pa No­va do Rei

resumo A Rou­pa No­va do Rei
(Foto: PepNews)

Um bandido finge ser alfaiate em um reino. Ele era tão bom de lábia que conquistou até o rei, que pediu que o bandido fizesse uma roupa para ele.

Ele fingia tecer um tecido invisível e todos fingiam acreditar que existia um tecido – inclusive o rei.

Depois de pronta a nova roupa, o rei foi se exibir na cidade, até que uma criança constatou o óbvio: o rei estava nu.

Depois disso, toda a cidade confessou que realmente não enxergava nada.

O Pa­ti­nho Feio

resumo o patinho feio
(Foto: sorgintxulogamon)

O conto sobre o patinho que nasce diferente de todos os seus irmãos. Um dia, cansado de ser excluído, resolveu partir em busca da sua turma.

O patinho passou por diversos lugares, mas não encontrava ninguém que gostava dele, sentindo-se sempre sozinho. Até que um dia, o patinho olhou seu reflexo na água e descobriu que era um lindo cisne!

Ele se juntou com os seus amigos cisnes e nunca mais se sentiu sozinho.

A Pe­que­na Ven­de­do­ra de Fós­fo­ros

conto A Pe­que­na Ven­de­do­ra de Fós­fo­ros
(Imagem: YouTube)

Em uma noite de muito frio, uma menina andava pelas ruas, completamente descoberta. Ela vendia fósforos, mas ninguém tinha comprado nenhum naquela noite.

Como estava com muito frio ela decidiu acender os fósforos para se aquecer. A garota acabou falecendo com o frio, mas com uma linda visão, acompanhada de sua avó.

A pequena sereia

resumo da historia a pequena sereia
(Foto: Daily News)

Esse conto de fadas conta a história de uma sereia apaixonada pela superfície. Um dia ela salva a vida de um humano e se apaixona por ele. Empenhada a revê-lo, a sereia faz um acordo com a bruxa do mar e troca sua voz por pernas.

Ela tem três dias para dar um beijo no humano, caso o contrário ela morreria.

Com muita dificuldade, ela consegue dar o beijo. Com isso, ganha suas pernas e recupera sua voz.

A Be­la e a Fe­ra

contos de fadas a bela e a fera
(Foto: Datos personales)

Um jovem príncipe foi transformado em um monstro por um feitiço. Uma bela jovem se torna prisioneira dele em seu castelo.

Quando a jovem percebe que por trás do monstro existe um jovem com um bom coração, ela acaba se apaixonando por ele. O amor da garota faz com que o feitiço seja quebrado e o jovem retorne a sua forma humana.

Esses são alguns exemplos de contos de fadas bastante famosos. Você já conhecia todos da lista? Alguns foram novidade? Conte para nós! Aproveite para deixar nos comentários qual o seu conto de fadas preferido!

Deixe um comentário