Quem não conhece a famosa história da Chapeuzinho Vermelho? Desde que somos crianças nossos pais nos contam essa história para nos ensinar a não falar com estranhos.

Muitas vezes, os adultos não estão preocupados com a moral da história. Eles contam essa história para divertir as crianças com os famosos personagens e para que eles possam cantar juntos as famosas músicas.

A verdade é que esse conto é tão conhecido que é muito difícil que alguém não tenha ouvida falar dele. A história da Chapeuzinho Vermelho já foi adaptada para livros, filmes e seriados.

Além de contar a história, iremos falar sobre as suas diferentes versões. Acompanhe para saber mais.

Quem é o autor de Chapeuzinho Vermelho? 

Chapeuzinho Vermelho foi escrito por Charles Perrault na França, no século XIV. O conto inicialmente não foi escrito para o público infantil.

Os Irmãos Grimm fizeram uma adaptação mais adequada para as crianças. Esse conto de fadas foi contado e recontado por camponeses na França, na Itália e na Alemanha.

história Chapeuzinho Vermelho 
(Foto: Mine Decor Painéis Sublimados)

A história também já foi contada em livros como Dragões de Éter, Bufólicas e Turma da Mônica. Nos filmes A Companhia dos Lobos, A Garota da Capa Vermelha, Into the Woods e Deu a Louca Na Chapeuzinho.

Os seriados Grimm e Once Upon a Time também fizeram suas adaptações.

Resumo da História Chapeuzinho Vermelho 

Era uma vez uma garotinha que sempre usava um capuz vermelho, por isso todos a chamavam de Chapeuzinho Vermelho. Sua avó estava doente, então sua mãe pediu que sua filha levasse alguns doces para ela.

Enquanto estava no caminho para casa da vovó, Chapeuzinho encontrou uma clareira cheia de flores. Ela decidiu parar para fazer um buquê.

Enquanto colhia as flores, o lobo mau apareceu! Ele perguntou para onde ela estava indo e a Chapéuzinho Vermelho, ingênua, respondeu:

– Na casa da minha vovó. Ela mora do outro lado da floresta, em uma casa amarela. Estou levando doces para ela.

O lobo respondeu:

– Ah é? Então eu vou na sua frente para avisar sua vovó que você está chegando.

Quando o lobo foi embora, Chapeuzinho percebeu que tinha ficado muito tempo colhendo flores e acabou se perdendo. Ela começou a chorar.

Nesse momento o caçador apareceu. Chapeuzinho contou para ele que estava indo para casa da sua vovó, mas tinha se perdido. O caçador se ofereceu para acompanha-la.

Eles chegaram na casa e Chapeuzinho entrou. O lobo mau estava deitado na cama vestido com as roupas da vovó, mas Chapeuzinho não percebeu!

Ele disse:

– Minha querida, como você é gentil de vir até aqui trazer esse cesto de doces. Se aproxime para eu te dar um abraço.

Chapeuzinho disse:

– Vovó, nunca reparei que a senhora tinha braços tão cumpridos!

O lobo respondeu:

– É para poder te abraçar melhor, minha pequena.

Chapeuzinho perguntou:

– Vovó, porquê suas orelhas são tão grandes?

O lobo disse:

– É para poder te escutar melhor.

Chapeuzinho perguntou:

– Mas vovó, porquê seus olhos são tão grandes?

O lobo respondeu:

– É para que eu possa te ver melhor.

Então, Chapeuzinho perguntou:

– E vovozinha, porquê seus dentes são tão grandes?

O lobo respondeu:

– É para comer você melhor, criancinha!

Nesse momento, o lobo saltou da cama e começou a correr atrás de Chapeuzinho! A garota correu e gritou por socorro!

Felizmente, o caçador escutou os seus chamados. Ele correu em direção aos gritos, entrou na casa da vovó e logo dominou o lobo mau.

Depois de derrotar o lobo, o caçador abriu a sua barriga e resgatou a vovozinha.

Vovó e Chapeuzinho agradeceram ao caçador.

Chapeuzinho Vermelho prometeu nunca mais desobedecer sua mãe e se aventurar pela floresta. Ela também prometeu a sua avó que nunca mais se deixaria enganar por um lobo mau dessa forma.

A garota tomou seu caminho de volta para casa, cantando alegremente.

Curiosidades

A primeira versão da história da Chapeuzinho Vermelho não tinha um final feliz. Na versão escrita por Perrault, a vovó e a Chapeuzinho eram enganadas pelo lobo e acabavam sendo devoradas! Um fim triste para as duas.

Os Irmãos Grimm adaptaram a história para o público infantil. Eles a publicaram com o título “Rotkäppchen”, no livro “Kinder-und Hausmärchen”. A tradução do nome do livro é Contos Infantis Domésticos e a publicação foi em 1812.

As versões dessa história variam. Cada autor que a conta, adiciona ou retira um elemento. Em algumas versões, Chapeuzinho é devorada pelo lobo e o caçador a salva e enche a barriga do lobo de pedras.

Em outras versões, Chapeuzinho e sua avó não chegam a ser devoradas: a avó e escondida no armário e Chapeuzinho consegue fugir.

Na versão de Andrew Lang, Chapeuzinho Vermelha é salva, mas não pelo caçador. A garota é salva por seu próprio capuz encantado, que queima a boca do lobo quando ele tenta devorá-la.

Músicas da Chapeuzinho Vermelho

Toda história é mais divertida com um pouco mais de música! A história da Chapeuzinho Vermelho tem duas músicas marcantes.

chapeuzinho vermelho
(Foto: Torippa)

A primeira é cantada pela Chapeuzinho, logo que ela sai da casa de sua mãe e está no caminho para levar os doces para sua vó. A música é assim:

Pela Estrada A Fora:

Pela estrada a fora, eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente

A segunda música é cantada pelo vilão da história, o Lobo Mau. Ele canta essa música logo que aparece e nós o conhecemos pela primeira vez:

Lobo Mau:

Eu sou o lobo mau,
Lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas
Pra fazer mingau!

Hoje estou contente,
Vai haver festança
Tenho um bom petisco
Para encher a minha pança

Desenhos da Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau para colorir

A seguir, separamos alguns personagens da famosa história da Chapeuzinho Vermelho para as crianças colorirem e se divertirem.

chapeuzinho vermelho e o lobo mau para colorir
(Foto: princesa sofia colorir)
desenhos da chapeuzinho vermelho
(Desenhos Colorir)
resumo da historia chapeuzinho vermelho
(Foto: pampekids)
chapeuzinho vermelho para imprimir
(Foto: Coloriagekids)

Assim como a história Os Três Porquinhos, Soldadinho de Chumbo e outros inúmeros contos infantis, a história da Chapeuzinho Vermelho é sucesso entre as crianças.

Leia para os pequenos e imprima os desenhos para que eles possam colorir!

Leia também: 

Deixe um comentário