2.5
02

A Bela e a Fera é uma história que acompanha a infância de muitas gerações, desde que foi criada no século XVII e publicada anonimamente pela Madame de Villeneuve.

Claro que desde aquela época, já houveram muitas variações nesta história, que antes tinha cerca de 300 páginas, e hoje pode ser encontrada em livros infantis de apenas 20 páginas, repletos de imagens.

Para que você conheça estas duas versões e possa refletir e passar a diante, trouxemos alguns detalhes da história.

Por isso, continue a ler para se encantar com esse conto que marcou e marca gerações até hoje.

História A Bela e a Fera Original 

A história original A Bela e a Fera tem a essência parecida com a que costumamos ver, mas como foi criada há muitos séculos, tem uma grande diferença no desenrolar dos fatos.

Vamos lhe contar agora a história A Bela e a Fera, então veja e compare com a que conhece que também contaremos em breve.

a bela e a fera
(Foto: Tudo Original)

A história original da Bela e a Fera foi escrita e publicada há mais de três séculos pela conhecida Madame de Villeneuve, e conta sobre uma fada idosa que teve uma filha com um rei.

O problema se dá pelo fato da pequena menina ser punida no mundo das fadas, uma vez que também era filha de um humano, e por esta razão é entregue a um comerciante, para que ele a crie.

A menina cresce em um pequeno vilarejo da França, onde ficou cada vez mais bonita, e por esta razão ficou conhecida como Bela naquele lugar.

Ao mesmo tempo em que a menina nasceu, um menino também foi gerado por uma rainha que não o quis e o deu para uma fada criar.

O grande problema é que quando o menino completa 17 anos, a fada que o criou se apaixona por ele, e quando a rainha percebe que isto está acontecendo tira o menino dela, o que a deixa furiosa e a faz jogar um feitiço que o transforma em uma fera horrenda.

A única forma de fazê-lo voltar a ser humano é que consiga o amor de uma mulher, mesmo com aquela aparência horrível, por esta razão ele vive durante boa parte de sua vida isolado em um castelo.

Em um belo dia o comerciante sai em busca de mercadorias, e por estar muito cansado entra no castelo da Fera para descansar, e esta permite que fique até o dia seguinte pela manhã.

Ao amanhecer o comerciante vai embora, conforme o combinado, mas quando passa pela porta observa uma linda roseira e decide tirar uma para levar à sua filha, o que deixa a fera enraivecida e o sentencia à morte.

O comerciante pede que o deixe ao menos visitar sua filha, o que acaba mudando a decisão da Fera, que estabelece que o comerciante teria um mês para retornar, ou então deveria enviar sua filha para morrer em seu lugar.

Ao saber de todo o ocorrido, Bela não permite que seu pai morra, então foge até o castelo para sofrer a punição no lugar do pai.

Ao chegar a Fera informa que todas as noites ela deverá jantar com ele, às 19h00, sem falta.

No começo a moça tem medo da Fera, uma vez que esta é rude e feia, mas com o passar dos dias vai se acostumando e começando a dividir momentos e conversas com o dono do palácio.

Com isso a Fera sente-se confortável para lhe perguntar se ela o ama, e fica furioso quando a moça responde que não, o que se repete por vários dias.

Os meses vão passando e com a interação a Bela começa a se apaixonar pela Fera e aceita lhe dar um beijo, que imediatamente o transforma em um humano.

Depois de ver que seu filho havia voltado a rainha proíbe sua relação com Bela, uma vez que esta é filha de comerciante, mas a Fada explica que na verdade a moça era filha dela com um rei, tendo sido adotada pelo comerciante quando bebê.

Depois disto os dois são autorizados a viverem sua história de amor e são muito felizes juntos.

Vale lembrar que este é apenas um resumo, uma vez que o livro original tem 300 páginas, ou seja, há diversos acontecimentos, mas os pontos principais são esses.

Desenho a Bela e a Fera

O desenho a Bela e a Fera foi produzido por Walt Disney, e é uma versão mais divertida e romantizada do conto, que lhe contaremos agora.

A Bela e a Fera é a história de uma bela moça que vivia em um vilarejo na França com seu pai, que era inventor.

história a bela e a fera
(Foto: Alto Astral)

Do outro lado temos um belo príncipe, que era rude e mimado, e por um encontro infeliz com uma fada acabou sendo transformado em uma fera horrorosa, para que aprendesse a ser caridoso e gentil com os outros.

Em um belo dia, o pai de bela sai para levar sua nova invenção para a cidade e no meio do caminho encontra um castelo, onde vê uma bela roseira e decide levar uma rosa para sua filha.

Neste momento a Fera aparece furiosa e diz que a partir daquele momento o homem seria seu prisioneiro.

O inventor pede que o deixe ver sua filha pela última, e então a Fera permite, mas com a condição que o mesmo volte até a tarde do sai seguinte.

Ao saber da história, Bela foge para o castelo para pedir que a Fera tenha misericórdia de seu pai e a deixe ficar no lugar dele, e então a Fera concorda.

A partir daquele instante Bela passa a viver no castelo e observa que todos os objetos são vivos, uma vez que quando a Fera foi enfeitiçada, todos eles também foram.

A única forma de todos voltarem ao normal era que uma mulher se apaixonasse pela Fera, antes que a última pétala da rosa caísse, por isso todos fazem de tudo para que a Bela se apaixone pelo amo.

Um dia Bela fica sabendo que seu pai está muito doente e pede à Fera que a deixe visitá-lo, e como a ama ele permite, pedindo que leve junto um espelho que a permite vê-lo, mesmo de longe.

Ao chegar à aldeia, os aldeões vêem a Fera pelo espelho e vão até o castelo para matá-la, então Bela corre para salvar seu amor.

Ao chegar ao castelo a Fera já havia sido atingida, e antes que morra Bela lhe dá um beijo e diz que o ama, o que o faz virar um homem novamente.

Com isto todos voltam a suas formas originais e vivem felizes no castelo para todo o sempre.

Música a Bela e a Fera do Filme

A música da Bela e a Fera é muito interessante, e uma ótima opção para ensinar às crianças sobre o amor verdadeiro, que não vê aparência e sim a essência das pessoas.

No caso da versão desenho existem muitas músicas, divertidas e com muitos ensinamentos que alegram e distraem os pequenos.

Depois de ter conhecido sobre A Bela e a Fera, não deixe de passá-la às crianças que conhece, pois ela tem muito a ensinar aos pequenos.

Imagens da bela e a fera para imprimir e colorir

Confira agora algumas imagens da história infantil A Bela e a Fera para imprimir e pintar.

desenho da bela e a fera
(Foto: Coloring City)
desenhos para colorir
(Foto: Blogodorium)
desenhos a bela e a fera para imprimir
(Foto: Desenhos para colorir e imprimir)

Leia também: 

Deixe um comentário